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Pesadelos e Depressão
Depressão

Pesadelos e Depressão 

Pesadelos são sonhos assustadores que acordam as pessoas do sono. Eles são vividamente realistas; sonhos perturbadores que despertam você de um sono profundo. Eles costumam fazer seu coração bater de medo. Pesadelos tendem a ocorrer principalmente durante o sono REM, ou seja, o Movimento Rápido dos Olhos, quando ocorre o maior sonho.

Quase todos nós experimentamos pesadelos em algum momento de nossas vidas. Para a maioria das pessoas, os pesadelos são uma ocorrência bastante rara. Algumas pessoas têm pesadelos com mais regularidade, mas não com frequência. Mesmo os especialistas em sono não estão imunes a pesadelos.

Sonhos ruins X pesadelos

Antes de prosseguir, precisamos saber a diferença entre sonhos ruins e um pesadelo. Existe uma linha fina entre os dois e é importante saber que:

  • Os sonhos ruins são essencialmente uma forma de pesadelo menos grave e menos perturbadora.
  • Tecnicamente, se um sonho perturbador não a empurra para a linha sono / vigília – ou mesmo para o meio termo nebuloso entre dormir e acordar -, então não é um pesadelo.
  • Como pesadelos, sonhos ruins podem causar transtornos emocionais e afetar como você se sente no dia seguinte, mas o sofrimento emocional tende a ser menos intenso.
  • Sonhos ruins acontecem com menos frequência do que pesadelos.

Depressão e ansiedade estão intimamente associadas a um pesadelo. De fato, a ocorrência de pesadelo pode ser uma indicação de uma depressão mais grave. Os pesquisadores dizem que as pessoas deprimidas ou ansiosas têm maior probabilidade de ter sonhos estressantes, perturbadores ou assustadores, às vezes na forma de sonhos recorrentes. Existe uma relação complexa entre pesadelos e depressão, que corre em duas direções:

(a) Depressão pode causar pesadelos mais frequentes

(b) Os próprios pesadelos podem contribuir para o agravamento da depressão.

Embora pesadelos ocasionais sejam respostas comuns e normais ao despertar do estresse, sonhos e pesadelos perturbados mais frequentes podem ser indicativos de depressão subjacente. Pesadelos frequentes e angustiantes, juntamente com várias outras qualidades de sonhos perturbados, como mudanças na intensidade emocional, aumento da estranheza ou interações incomuns de caráter, foram associados a distúrbios psicológicos específicos, incluindo depressão.

Para acrescentar ao exposto, pacientes deprimidos com histórico de pensamentos suicidas relatam mais temas de morte em seus sonhos, que são uma forma de pesadelo. Verificou-se também que pacientes deprimidos desempenham um papel relativamente passivo em seus sonhos, além de relatar sonhos menos bizarros, menor frequência de recordação de sonhos e relatórios menos detalhados dos sonhos.

Por que os pesadelos ocorrem?

Não há um objetivo claro identificado de sonhos e pesadelos, mas a maioria dos cientistas do sono pensa que sonhos e pesadelos existem para algum propósito. No entanto, estudos mostram que:

  • A principal causa de pesadelos é depressão, estresse e ansiedade.
  • A retirada de medicamentos, especialmente antidepressivos e outras substâncias, incluindo álcool e tranquilizantes, pode causar pesadelos.
  • A privação do sono, como resultado da depressão, também contribui para pesadelos.
  • Às vezes, os pesadelos são uma maneira que o cérebro nos obriga a praticar, preparar e até antecipar situações difíceis e perigosas em nossa vida de vigília. Assim, os pesadelos podem ser uma maneira que o cérebro nos aponta para questões e emoções que precisam de atenção em nossas vidas acordadas.

Como obter alívio?

Existem etapas que você pode tomar para impedir esses nervosismo e perturbações assustadoras à noite.

  1. Obtenha ajuda imediata para a depressão

Pessoas que sofrem de depressão e ansiedade costumam ter pesadelos com mais frequência e intensidade. Converse com seu profissional de saúde e obtenha a terapia necessária para curar e superar sua depressão.

  1. Terapia de ensaio de imagens

O tratamento de ensaio de imagens é uma terapia cognitivo-comportamental promissora para pesadelos recorrentes e crônicos. É uma técnica que pode ajudar a reduzir pesadelos e tornar o sono mais fácil e menos estressante.

Como parte dessa terapia, as pessoas “reescrevem” as histórias de seus pesadelos, transformando seus roteiros assustadores em roteiros mais felizes e pacíficos. Aqui, você anota todos os detalhes do seu pesadelo, contando a história do começo ao fim. Então, você cria uma nova versão do sonho, que transforma uma história assustadora em positiva. Você visualiza o novo sonho, jogando-o em sua mente.

  1. Ajuste sua medicação

Muitos medicamentos podem contribuir para pesadelos, incluindo medicamentos para pressão arterial e medicamentos para dormir. Converse com seu médico e discuta se eles estão afetando suas rotinas de sono, levando a pesadelos. Se sim, obtenha uma alternativa prescrita pelo médico.

  1. Pratique uma boa higiene do sono

É necessária uma boa higiene do sono, pois evita que os pesadelos evoluam para a privação do sono em adultos. Uma maneira simples de fazer isso é fazer do seu quarto um lugar tranquilo para relaxar e dormir. Não associe seu local de dormir a atividades relacionadas ao estresse, como trabalho de escritório.

  1. Cuidado com a ingestão de dieta

Evite usar álcool, cafeína, chá, nicotina etc. 12 horas antes da hora de dormir, pois ela pode permanecer no sistema e perturbar os padrões de sono.

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